Ednaílson Rozenha, presidente da FAF, chegou a fazer vídeo em 2024 anunciando cidade como uma das sedes do Mundial em 2027. Região Norte não receberá a Copa FIFA anuncia as oito cidades brasileiras que vão receber jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027
A Fifa anunciou na última quarta-feira as sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. Manaus, uma das capitais do Norte, ficou fora. A ausência ocorre após o presidente da Federação Amazonense de Futebol, Ednaílson Rozenha, ter confirmado, por mais de um ano, que a cidade receberia o evento.
A Fifa, entidade máxima do futebol mundial, anunciou oito sedes para a Copa do Mundo do ano que vem. Manaus, que havia sido assegurada pelo presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, aliado do atual presidente da CBF, Edinaldo Rodrigues, ficou de fora, ao contrário de 2014, quando sediou quatro partidas da Copa do Mundo Masculina.
Sedes da Copa do Mundo feminina de 2027: veja as cidades escolhidas
Fortaleza lutará para receber abertura da Copa feminina, diz Governador
Em julho do ano passado, o presidente da FAF, Ednailson Rozenha, aproveitou o lançamento do Campeonato Amazonense Feminino para anunciar no evento realizado na Arena da Amazônia que Manaus era sede da Copa Mundo.
Hoje começa o Barezão Delas, com 10 clubes se enfrentando para a gente saber qual clube feminino é melhor do Amazonas. Manaus é sede da Copa do Mundo Feminino e a FAF tem a honra de fomentar ainda mais essa modalidade que tende a crescer. A gente quer ver muito mais mulheres jogando bola no Amazonas.
Initial plugin text
Quatro estádios da Copa do Mundo de 2014 ficam fora do Mundial Feminino em 2027
No mês de outubro, três meses após Ednailson Rozenha confirmar Manaus como sede do evento, que naquele momento seria realizado em 12 cidades, Manaus recebeu a visita de uma delegação da Fifa.
Eles visitaram as instalações da Arena da Amazônia, Sambódromo, Arena Amadeu Teixeira e Centro de Convenções Vasco Vasques para avaliar o processo de escolha das cidades anfitriãs da Copa do Mundo Feminina de 2027.
Manaus recebeu visita da FIFA em outubro do ano passado, acompanhada por Rozenha, presidente da FAF.
Divulgação
Após a visita, a FAF utilizou as redes sociais, juntamente com a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) para anunciar que Manaus estava garantida na Copa do Mundo.
Initial plugin text
Seguimos o nosso compromisso com elas, as mulheres e artistas do espetáculo. Na gestão "A Floresta é a Bola da Vez", vocês têm voz. Somos a federação mais inclusiva do Brasil"
- Seremos sede de uma Copa do Mundo Feminina em 2027 e a caminhada já começa com o Barezão Delas, que promete ser inesquecível. Com imenso orgulho, anunciamos que nossa cidade será sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 - concluiu.
Rozenha, presidente da FAF, e Jorge Oliveira, secretário da Sedel, em reunião com a Fifa.
Divulgação
A Federação Amazonense de Futebol chegou a emitir uma nota confirmando Manaus como sede da Copa. Veja abaixo:
Essa conquista é fruto de um esforço monumental, especialmente da intervenção pessoal e incisiva do presidente Rozenha, que liderou negociações com a CBF e o presidente Ednaldo Rodrigues, e motivou o Governo do Amazonas, por meio do governador Wilson Lima e do secretário da SEDEL (Secretaria de Desporto e Lazer), Jorge Oliveira, mostrando a todos que Manaus, com sua rica cultura e paixão pelo esporte, é o lugar perfeito para receber este evento grandioso.
Sob a gestão “A Floresta É A Bola da Vez”, a FAF sempre acreditou no poder transformador do futebol feminino. Esta conquista não é apenas da cidade, mas de todas as mulheres que lutam por igualdade e reconhecimento no esporte.
Initial plugin text
A equipe do ge tentou contato com o presidente, mas não obteve resposta. A FAF, por meio de sua assessoria, prometeu buscar uma resposta com Rozenha, porém não forneceu as informações até o fechamento desta matéria.
Jorge Oliveira, secretário da Sedel e representante do Governo do Amazonas, que, juntamente com Rozenha, garantiu a capital amazonense e acompanhou todo o processo da visita técnica da Fifa e o caderno de cargos, utilizou as suas redes sociais nesta quinta-feira para condenar a decisão da Fifa de não colocar Manaus como uma das sedes da Copa do Mundo.
- É com profunda indignação que manifesto meu repúdio à decisão de excluir a região amazônica da lista de sedes da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027. Ignorar as capitais da região Amazônica, como Manaus e Belém, que já demonstraram capacidade e paixão pelo esporte, representa um retrocesso lamentável. A Amazônia não é apenas um bioma, mas uma cultura viva, estratégica e essencial para o futuro do planeta. A Amazônia tem, sim, protagonismo feminino. Reafirmo meu compromisso com o fortalecimento do futebol feminino e do esporte amazônico - falou Jorge.
Initial plugin text
Copa do Mundo e Olimpíadas
Manaus foi sede da Copa do Mundo masculina de 2014. A Arena da Amazônia recebeu quatro jogos: Inglaterra x Itália; Croácia x Camarões; Estados Unidos x Portugal; além de Honduras x Suíça. Além disso, a capital amazonense também recebeu jogos do torneio de futebol das Olimpíadas Rio 2016.
Seleção brasileira feminina Arena da Amazônia
Milly Barreto
Nenhuma cidade do Norte receberá a Copa do Mundo Feminina de 2027
Além do Amazonas, outro Estado que vivia a expectativa de receber jogos do Mundial Feminino era o Pará. O estádio do Mangueirão, em Belém, era o local que poderia receber as partidas.
Na decisão de cidades que a Fifa realizou, nenhum município da região Norte do país foi aprovado pela entidade máxima do futebol mundial. A Copa acontecerá no Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.
Sedes da Copa do Mundo Feminina 2027:
As partidas serão disputadas nos seguintes locais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Porto Alegre. A competição com 32 seleções ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. A seleção brasileira está classificada por ser a sede.
No planejamento do comitê que organizou a candidatura do Brasil, o Maracanã aparece como o estádio que receberá a partida de abertura e a decisão da Copa do Mundo.
Maracanã (Rio de Janeiro)
Neo Química Arena (São Paulo)
Mineirão (Belo Horizonte)
Arena Pernambuco (Recife)
Castelão (Fortaleza)
Fonte Nova (Salvador)
Mané Garrincha (Brasília)
Beira-Rio (Porto Alegre)